Quando soube que iria a Roma, decidi que o Vaticano seria a minha parada obrigatória. Sempre tive um certo fascínio pelo catolicismo e inspirada pela minha Avó, muito devota, fiz o compromisso de ir até a terra santa para honrar toda a devoção que ela sempre teve a Igreja e a tradição católica. Por isso esse momento da viagem foi tão especial, porque se tornou uma peregrinação da minha jornada pessoal e de todas as minhas boas memórias com ela.
Sinto que minha Avó esteve comigo em todo momento. Ao olhar ao redor, pude ver tudo que ela havia sempre me ensinado e inevitável não ressurgir tantas boas memórias. Me recordei das vezes que assistimos a missa juntas na sala e de quando rezamos o terço escondidas no quarto, porque ninguém podia saber. Isso pode ser estranho para alguns, mas minha família por ser protestante não gostava muito da ideia de eu ir a uma igreja católica, então assim a gente mantinha uma certa tradição pessoal de compartilhar a fé em momentos nossos. E eu gostava, porque sempre achei que havia uma seriedade e uma integridade em tudo que fazíamos e isso se tornou absolutamente especial para mim.
Não tenho muito o que dizer sobre. Pisar na terra que traz a história de uma fé marcada por tantos períodos complexos é emblemático. Sei que muita coisa se trata de política e não acho possível desconsiderar o contexto que fez surgir esse território. Mesmo assim, escolhi olhar pelo viés do amor. Por conhecer e saber das tantas almas honestas que entregam suas almas todos os dias a essa fé e que se movem a buscar o melhor de si a partir desse propósito. Porque se tem uma coisa que a minha avó me ensinou sobre a sua igreja é que se trata de amor e devoção. Um tipo de amor que eu nunca vi em outros lugares. Aquele que tem seus valores e tradições, mas que se sacrifica pelo bem e restauração do próximo. Um amor que acolhe, perdoa e aceita. Talvez nem sempre tenha sido assim. A minha avó não era perfeita, assim como o catolicismo também não é. Mas definitivamente, se tem alguém que me ensinou sobre amor, foram eles. Por isso guardo esse dia de forma tão especial. E trago dele a sensação de ter honrado todo esse propósito e ter deixado um pouquinho do meu amor por ela aos pés daquela cruz.
Leave a Reply