Monte Verde é uma dessas cidadezinhas encantadoras e charmosas para curtir o inverno. Localizada na serra da Mantiqueira, faz parte do circuito de cidades serranas entre SP e MG, como Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal entre outras. Então tem aquele combo de infraestrutura turística, com bons restaurantes, arquitetura temática e uma vista encantadora para as montanhas… Por isso aproveitando que estava na região, acabei separando um dia para conhece-la. Fiz um passeio rápido, para almoçar e encerrar com café da tarde.
O dia estava perfeitamente lindo. Fui na primavera, então o clima estava equilibrado e a cidade toda estava florida. A avenida principal – que por sinal é um charme a parte – toda decorada com lindos canteiros. Alias, tudo é bem temático e em algumas entradas era possível acessar algumas galerias abertas, com docerias, lojas e muitos estabelecimentos encantadores. Literalmente uma graça em toda parte.
Escolhi então um restaurante para almoçar, onde pedi um peixe grelhado com risoto de parmesão e legumes grelhados ao molho de amêndoas. Aquela comida honesta e bem feita, de uma elegância sem igual.
A cidade é bem pequena, então em um dia dá para passear bastante. Depois do almoço fui andar pela cidade e visitar galerias e lojas.
Como tinha que voltar no mesmo dia, encerrei o passeio com aquele café gostoso. A cidade inclusive é famosa por seus chocolates artesanais, que a propósito são realmente muito saborosos. Então escolhi um com recheio de prestígio e outro de marshmallow (meus sabores favoritos) e fiquei alguns minutos apreciando o cair da tarde.
Para chegar lá, foram cerca de 2 horas em uma estrada de terra. Mas a experiência de viajar pelas montanhas e conhecer as cidades serranas é sem igual. Vale cada minuto. Monte Verde em especial é uma cidade que voltaria. E em breve espero conhecê-la melhor. Talvez passar alguns dias, curtir o clima das montanhas, quem sabe… O que sei é que já deixou saudade.
Leave a Reply