Finalmente retomando os posts sobre a minha viagem a Itália. Nem parece que já faz dois anos que pisei na cidade eterna, porque tudo continua tão fresco em minha mente que poderia me transportar para lá agora mesmo e reviver todos os doces momentos que vivenciei em dois dias que estive por lá. Na verdade vou dividir esse post em dois capítulos porque não tem como falar de Roma sem dividi-la no espaço tempo. Por isso hoje começo com a Roma antiga, onde temos as construções que datam da época do império romano.
A parte do Circo Máximo, espaço que abrigou muitos eventos de entretenimento na Roma antiga.
Curiosamente foi também por onde comecei a conhecer Roma. A primeira coisa que conheci foi o Coliseu, que é o clássico. Agora parte polêmica chegando: foi o que menos gostei. Foi uma péssima primeira impressão da cidade. As ruínas em torno dele até são bacanas, mas se você não fizer o tour pago nem tem muito o que ver. A parte de fora é suja e muito caótica. O mesmo problema que tive em Florença acabei tendo por lá, muito calor, passei mal o tempo todo.
Já as outras partes mais antigas espalhadas pela cidade acabaram sendo mais legais.
A minha parte favorita são as ruínas próximas ao Panteão. Que a título de curiosidade, na antiguidade era um templo dedicado ao culto de vários deuses e após Roma se tornar Cristã se converteu em uma basílica Católica onde hoje são celebradas missas. Porém muito de sua história se manteve através do tempo. Alias a mágica de Roma é essa, ter abrigado tanta história em seu seio. Império, República, Monarquia, Mitologia, Deuses, O berço do cristianismo…. é coisa demais para contar.
Essa foto acima é minha favorita da viagem. Contemplando as ruínas de um templo estava essa garota. Achei tão poético que poderia ser um quadro.
Confesso que fui para Roma com grande expectativa de finalmente pisar no berço do meu império favorito da antiguidade. Pela sua história revolucionária e pela forma como delinearam nosso mundo. E foi bem bacana a experiência. Mas como tudo em viagem, as vezes o que mais gostamos não é aquilo que esperávamos e minha parte favorita da cidade, onde realmente me conectei, será exposta no próximo post. A Roma antiga é sensacional, mas ao vivo tudo é muito pequeno e diferente do que você imagina. Nesse ponto até que foi bacana, porque eu sempre acho que as coisas são mais grandiosas do que realmente são. Contudo, foi uma experiência apaixonante. Espero regressar em breve. E espero também que gostem dos meus registros. Acabei não falando muito, mas as fotos falam mais que palavras.
Leave a Reply